DIPIO - 2018 (07/Abril)
- Palermo
- 10 de abr. de 2018
- 4 min de leitura
Para começar as postagens com estilo, algo melhor do que um Mega DIPIO? Creio que não.
Nesse primeiro post vamos evidenciar um evento Distrital que ocorreu no 19º Distrito Escoteiro, especificamente na cidade de Indaiatuba, sede do Grupo Escoteiro Indaiá, organizado pleo Clã Pioneiro Pendragon, do Grupo Escoteiro Pérola Byington.

* O que é um DIPIO?
"DIPIO, sigla para Dia da Informação Pioneira.
O evento é para jovens de 15 a 21 anos e tem como principal objetivo apresentar todas as maravilhas do Ramo Pioneiro para o Ramo Sênior!
- Você sabe o que faz um pioneiro?
- Você gostaria de participar do Ramo Pioneiro?
O princípio do evento é responder a essas duas perguntas principais, onde o nosso ramo (Pioneiro) tem o DEVER para com os sêniores, de divulgar e mostrar, com o DIPio o que realmente é ser um pioneiro, porque temos um orgulho intrínseco deste ramo, e o principal: Qual legado deixaremos para nossa sociedade.
A meta do evento, planejado pelo Clã Pendragon, no projeto é de conseguirmos triplicar o Ramo Pioneiro, evitando a grande evasão que ocorre hoje devido a falta de informação. O sonho, segundo o Clã organizador, é que este evento seja aguardado todo ano pelo Ramo Sênior! E mais do que nunca este dia é um dia todo: FEITO PELO JOVEM, PARA O JOVEM!"
Adaptado do Informativo oficial, feito pelo Clã Pendragon.
* Relato da atividade
Compreendido qual o teor do evento, podemos prosseguir pra a parte interessante, a aplicação. Nosso Clã esteve presente com o Jovens André e Lukas Palermo, acompanhados da Tropa Sênior Excalibur, de nosso GE.
A atividade demonstrou-se muito descontraída, com 12 bases distribuídas ao longo do dia. De início fizemos a divisão de patrulhas com o quebra-gelo da Colmeia, jogo que basicamente se constitui nos participantes andarem em círculos, primeiro individualmente, e depois formando grupos com mais pessoas, conforme o coordenador do jogo vai delimitando um número de participantes, ou outras condições (como por exemplo, jovens de grupos diferentes). Com isso criaram-se as patrulhas, na verdade "patrulhões", com jovens de grupos diferentes, e um mix de Sêniores e Pioneiros.
As patrulhas tiveram cores distintas, para identificação e com nomes atribuídos a algumas cidades importantes, como por exemplo Jerusalém (cor Roxa). As bases não tiveram intuito competitivo, e quando necessário duas equipes dividíamos a patrulha em duas.
Seguimos o esquema das 12 bases, as quais por meio de jogos e diversão passavam uma mensagem sobre o funcionamento do Clã, e sobre o que é ser um pioneiro.
Base 01 - Pegar num recipiente com água, garrafas cheias de água e enumeradas, sem usar as mãos (usando a boca), as quais correspondiam a uma religião, e em seguida fazer mímica para a outra equipe descobrir as religiões sorteadas.
Base 02 - Debate sobre o que é ser pioneiro, dúvidas gerais sobre o Clã.
Base 03 - Jogar carvão num TNT branco, deixando marcas, sujeira e rasgos, onde leva-nos a refletir sobre as marcas que nossos atos deixam nos outros e em nós mesmos (representado pelas mãos sujas)
Base 04 - Peste Negra, base com um pega (rato) que passava carvão nas vítimas, que eram salvas por dois "médicos".
Base 05 - Feudalismo. Nessa base tinhamos um campo de areia que era nosso feudo, e no centro um círculo com um pontalete de madeira, que deveria ficar em pé, por meio de cordinhas (bem finas) que nos entregram, onde não podíamos entrar no circulo ou relar no tronco com as mãos.
Base 06 - Desenvolver um Projeto. Essa base tinha como intuito mostrar que o Ramo pioneiro desenvolve projetos, tem ideias e passa tempo planejando-as.
Base 07 - Recolher objetos em cadeirinha. Fazendo uma cadeirinha com os braços, dois elementos vendados carregavam outro que os guiava a recolher objetos por meio de um tajeto, até a outra ponta. E após isso havia opção de fazer uma queimada com duas bolas de meia em campo.
Base 08 - Quizz de perguntas gerais. Quem estourasse a bexiga primeiro tinha um direito de resposta, e caso não soubesse passava o direto a outra equipe, e caso nenhuma das duas soubesse era dada uma dica, e tentava-se novamente responder.
Base 09 - Pentagrama, jogo realizado por nosso Mestre, no DIPIO. Formávamos duplas nas pontas do pentagrama, e tínhamos que queimar os adversários com bexigas d'água.
Base 10 - Estilingue com esponjas, onde devíamos acertar a outra equipe "queimando" os membros.
Base 11 - Virtudes Pioneiras, onde com mímica devíamos adivinhar qual das 10 virtudes era a representada (Verdade, Lealdade, Altruísmo, Fraternidade, Perfeição, Bondade, Consciência, Felicidade, Eficiência e Pureza)
Base 12 - Achar o par com desembaraço. Amarramos cordas nos tornozelos, e devíamos desenrolar o emaranhado achando os pares que estavam ligados pelo fio, e após isso fazer um desenho no chão com o fio da dupla.
Em resumo essas foram as bases, onde no meio tivemos pausas de almoço e distribuições de sorvete ( \o/ ). Digo-lhes meu caros, que esse DIPIO foi o melhor que presenciamos nos últimos tempos, e que o Ramo Pioneiro mostrou que está aqui pra crescer, se fortalecer e lutar.

Comments