CRE + CRP 2019
- Palermo
- 16 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
O Congresso Regional Escoteiro, e o Congresso Regional Pioneiro de 2019 aconteceram na cidade de Taubaté/SP, dias 21 e 22 de Setembro. O 19°DE - Campinas contou com 7 Jovens e 3 Mestres, sendo estes dos Grupos Dom Bosco, Jaguaretê, Cruz Azul, Velho Lobo, Pérola Negra e Clã Autônomo do Bem Maior.
O Congresso teve abertura após apresentações artísticas de dança, e saudação ao pavilhão Nacional. Houveram duas Palestras, de temática "Porque aprender pode mudar a minha vida?" e "Aprenda como mudar hábitos alimentares", separadas por um coffe break. E para encerrar a parte de auditório, houve o lançamento oficial do Conecta Sampa 2020, acampamento Regional contemplando os 4 ramos.
Após o lançamento do Evento, foi liberado o Almoço, incluso no custo do Evento, e tivemos tempo hábil de passar pelos Stands do CRE que ficariam durante o Congresso. Houveram Stands variados, contando inclusive com a promessa Escoteira em Libras.
Passado o intervalo de Almoço e Stands foi quando começaram as bases do CRP de fato. Abordando as 6 áreas de desenvolvimento do movimento Escoteiro (conhecida como FACEIS), tivemos as bases: Físico, Afetivo, Caráter, Espiritual, Intelectual e Social. Fomos divididos em equipe no check-in do evento, e seguimos essas equipes até o final das bases, no Domingo. Onde dessas 6, 3 foram tratadas em cada dia.
Físico: Discussão e debate sobre os Tabus da Sociedade, levando a temas como conhecimento do seu próprio corpo, sexualidade, aborto.
Afetivo: Conhecer o outro, criar relações de afeto por meio das dinâmicas e unir as pessoas em prol do objetivo.
Espiritual: Foi colocado em xeque a questão Religiosidade X Religião, e questionadas se certas atitudes podem ser enquadradas como expressão da religiosidade.
Intelectual: Foram apresentados os tipos de inteligência humana, e fizemos o enquadramento de algumas ações, inovações e pessoas ilustres que se enquadravam em cada um dos tipos, como forma de simbolizar que todas são válidas.
Caráter: Foi uma autoavaliação das nossas próprias ações, das escolhas que tomamos, com a dinâmica de olhos fechados de andar um passo a frente quando tivessemos feito algo mencionado pelos aplicadores.
Social: Foi uma dinâmica de se colocar no lugar do outro, onde em um primeiro momento colocamos na estrela nossos sonhos, amigos e tudo de bom que almejamos a nós mesmos, contudo dependendo da cor que tivessemos das estrelas na mãos, iamos perdendo pelo fato de estarmos vivendo experiências de pessoas homossexuais.
O congresso proporcionou ainda no final do segundo dia, uma gincana atrás dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, onde tivemos algumas atividades em equipe para poder desmembrar e usar as redes pra divulgar a atividade.
Comentários